sexta-feira, 4 de março de 2011

Encontro Pedagógico II

A secretaria de educação realizou, no dia 03 de março, o segundo encontro pedagógico para elaborar o plano de curso 2011.
Veja o material a seguir:
Plano de Curso Educação Infantil
Linguagem Oral e Escrita

1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre
Linguagem Oral
Linguagem Oral
Linguagem Oral
Linguagem Oral
·         Ampliação do vocabulário: descrição de pessoas, objetos, ambientes, cenas e situações.
·         Utilização de diversos tipos de linguagem: conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências vividas e narração de fatos, expressão de idéias, argumentação.
·         Leitura e estudo de textos e histórias variadas.
·           Conhecimento da várias modalidades de linguagem: gestos, gravuras, histórias, poesias, músicas, parlendas, etc.
·           Reconto de histórias.
·           Dramatização de histórias e canções.
·           Leitura e estudo de textos e histórias variadas.
·           Leitura de letras.
·  Reconto de histórias.
·  Conclusão de história ou dá um final diferente.
·  Narração de filmes, desenhos, passeios, etc.
·  Interpretação de cenas, histórias e canções.
·  Leitura e estudo de textos e histórias variadas.

·         Interpretação de cenas, histórias e canções.
·         Narração, representação e criação de histórias (com ou sem livro, individual ou coletivamente).
·         Leitura e estudo de textos e histórias variadas.
Linguagem Escrita
Linguagem Escrita
Linguagem Escrita
Linguagem Escrita

·         Coordenação motora e visomotora.
·         Desenhos de pessoas animadas, objetos, cenas e situações.
·         Produção livre de desenho e escrita.
·         Diferenciação entre desenho e escrita.
·         Grafismo com letra de forma maiúscula (bastão).
·          Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula).
·         As vogais.
·         Escrita do nome.

·         Coordenação motora e visomotora.
·         As vogais.
·         Grafismo com letra de forma maiúscula (bastão).
·         Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula).
·         Identificação e escrita de letras e palavras e do próprio nome.

·         Coordenação motora e visomotora.
·         Encontros vocálicos.
·         O alfabeto.
·         Identificação de letras e palavras, do próprio nome e do nome dos colegas.
·         Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula).


·         Coordenação motora e visomotora.
·         Estudo de segmentos silábicos.
·         Formação de palavras e textos.
·         Identificação de letras e palavras, do próprio nome e do nome dos colegas.
·         Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula).





Sociedade


1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre

A criança
·         História do aluno: aspecto do nascimento (quando, onde nasceu, quando entrou na escola, etc.)
·         Historia do nome.
·         Características físicas.
·         Preferências pessoais: brinquedos, alimentação, música, colegas, lazer, etc.
·         Identificação dos nomes dos colegas de classe.
A criança e a escola
·         Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências, e respectivas funções.
·         Identificar o nome da escola.
·         Regras estabelecidas, o nome da escola, rotina da escola, cuidados com os materiais e o ambiente.
·         Identificação do nome dos colegas, professores, e demais funcionários da escola.
·         Hábitos de conservação e preservação do ambiente escolar.
·         Datas comemorativas.

A criança e a família
·         Membros da família.
·         Identificação do nome dos membros da família.
·         Reconhecimento da existência de diferentes modelos da família e de diversos valores e costumes
A criança e sua casa
·         Regras do ambiente familiar.
·         A criança e a casa.
·         Cômodos da casa.
·         Organização do trabalho em casa.
·         Diferentes tipos de moradia.
·         Hábitos de conservação e preservação no espaço vivido.
·         Cooperação nos trabalhos de casa.
·         Datas comemorativas.

As profissões
·         A importância do trabalho de cada um para a sociedade.
·         Os diferentes tipos de profissões e os lugares em que os profissionais trabalham.
·         Meios de transporte.
·         Meios de comunicação.
·         Datas comemorativas.

·         O tempo.
·         O dia e a noite.
·         O conhecimento da ação do homem sobre a natureza e de suas criações.
·         Preservação e conservação ambiental.
·         Tradições culturais de sua comunidade e de outras: conhecimento do modo de ser das pessoas, de agir, de viver e trabalhar.
·         Datas comemorativas.



Matemática


1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre

·         Coordenação visomotora
·         As cores
·         Posição: perto/longe; em cima/ embaixo; dentro/fora.
·         Tamanho:  grande/pequeno; maior/menor; alto/baixo.
·         Espessura: grosso/fino.
·         Agrupamentos
·         Cheio/vazio
·         Quantidades
·         Contagem oral nas brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade

·         Coordenação visomotora.
·         Figuras geométricas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo.
·         Características e identificações dos sólidos geométricos (objetos que rolam e objetos que não rolam).
·         Numerais.
·         Identificação e escrita dos números no contexto diário.
·         Relação entre quantidade e escrita.
·         Identificar e escrever os números.


·         Coordenação visomotora.
·         Numerais.
·         Ordenação de diferentes materiais e objetos em sequencia crescente e decrescente.
·         Exploração das operações matemáticas em situação real.
·         Criação de problemas a partir de situações vivenciadas.


·         Coordenação visomotora.
·         Numerais.
·         Operações.
·         Introdução de noções de medidas: comprimento, peso, volume, tempo.
·         Marcação do tempo por meio de calendário (dia, semana, mês e ano).
·         Duração e sucessão do tempo (antes, depois, amanhã, tarde, noite).
·         Experiência com dinheiro em brincadeiras (situações de compra e venda) ou situações de interesse das crianças.










Natureza


1º Bimestre
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre

·         Ser humano
·         Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração corporal de suas habilidades físicas, motora e perceptiva.
·         Conhecimento das etapas da vida.
·         Higiene pessoal.
·         Os órgãos dos sentidos.
·         Os seres vivos.
·         Os seres não-vivos.

·         Os animais.
·         Conhecimento dos animais e de suas características físicas (habitat, tamanho, cor).
·          Conhecimento de aspectos da vida animal.
·         Identificação das utilidades de alguns animais para o homem (alimentação, transporte).
·         Animais domésticos e selvagens.
·         Animais úteis e nocivos.

·         As plantas.
·         Diferentes tipos de plantas.
·         Partes da planta.
·         Necessidades vitais das plantas (água, ar,terra, luz).
·         As plantas e sua utilidade entre os seres vivos.
·         Recursos naturais.
·         O solo.
·         O ar (constatação da existência da força).

·         A água
·         Fontes locais de água.
·         Utilidades da água.
·         Importância da água como fonte de vida.
·         Fenômenos da natureza.
·         Preservação ambiental.
·         O lixo.
·         Reaproveitamento do lixo.
·         Organização da escola.












Música
Movimento
Artes Visuais

·         Escuta de obras musicais variadas
·         Interpretações musicais variadas.
·         Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
·         Exploração, expressão e produção de silêncios e sons com a voz.
·         Exploração de materiais.
·         Produções musicais.
·         Repertório de canções para desenvolver memória musical.
·         Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

·         Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso de espelhos e da interação com os outros.
·         Expressividade (através da dança, brincadeiras e outros movimentos).
·         Brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, etc.
·         Coreografias.
·         Exercícios físicos.
·         Equilíbrio.
·         Alongamento e relaxamento.

·         Desenhos e pinturas.
·         Colagem (organização e aplicação de recortes e fragmentos de papel).
·         Escultura e modelagem.
·         Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de elementos da linguagem das artes visuais ou espontaneamente, a partir da criatividade e da imaginação da criança.
·         Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos.
·         Dobraduras.
·         Confecção de diversos materiais.
·         Valorização de suas próprias produções, da produção das outras crianças e da produção artística em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário