Veja o material a seguir:
Plano de Curso Educação Infantil
Linguagem Oral e Escrita
1º Bimestre | 2º Bimestre | 3º Bimestre | 4º Bimestre |
Linguagem Oral | Linguagem Oral | Linguagem Oral | Linguagem Oral |
· Ampliação do vocabulário: descrição de pessoas, objetos, ambientes, cenas e situações. · Utilização de diversos tipos de linguagem: conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências vividas e narração de fatos, expressão de idéias, argumentação. · Leitura e estudo de textos e histórias variadas. | · Conhecimento da várias modalidades de linguagem: gestos, gravuras, histórias, poesias, músicas, parlendas, etc. · Reconto de histórias. · Dramatização de histórias e canções. · Leitura e estudo de textos e histórias variadas. · Leitura de letras. | · Reconto de histórias. · Conclusão de história ou dá um final diferente. · Narração de filmes, desenhos, passeios, etc. · Interpretação de cenas, histórias e canções. · Leitura e estudo de textos e histórias variadas. | · Interpretação de cenas, histórias e canções. · Narração, representação e criação de histórias (com ou sem livro, individual ou coletivamente). · Leitura e estudo de textos e histórias variadas. |
Linguagem Escrita | Linguagem Escrita | Linguagem Escrita | Linguagem Escrita |
· Coordenação motora e visomotora. · Desenhos de pessoas animadas, objetos, cenas e situações. · Produção livre de desenho e escrita. · Diferenciação entre desenho e escrita. · Grafismo com letra de forma maiúscula (bastão). · Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula). · As vogais. · Escrita do nome. | · Coordenação motora e visomotora. · As vogais. · Grafismo com letra de forma maiúscula (bastão). · Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula). · Identificação e escrita de letras e palavras e do próprio nome. | · Coordenação motora e visomotora. · Encontros vocálicos. · O alfabeto. · Identificação de letras e palavras, do próprio nome e do nome dos colegas. · Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula). | · Coordenação motora e visomotora. · Estudo de segmentos silábicos. · Formação de palavras e textos. · Identificação de letras e palavras, do próprio nome e do nome dos colegas. · Diferentes possibilidades gráficas, das letras (imprensa, cursiva, maiúscula, minúscula). |
Sociedade
1º Bimestre | 2º Bimestre | 3º Bimestre | 4º Bimestre |
A criança · História do aluno: aspecto do nascimento (quando, onde nasceu, quando entrou na escola, etc.) · Historia do nome. · Características físicas. · Preferências pessoais: brinquedos, alimentação, música, colegas, lazer, etc. · Identificação dos nomes dos colegas de classe. A criança e a escola · Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências, e respectivas funções. · Identificar o nome da escola. · Regras estabelecidas, o nome da escola, rotina da escola, cuidados com os materiais e o ambiente. · Identificação do nome dos colegas, professores, e demais funcionários da escola. · Hábitos de conservação e preservação do ambiente escolar. · Datas comemorativas. | A criança e a família · Membros da família. · Identificação do nome dos membros da família. · Reconhecimento da existência de diferentes modelos da família e de diversos valores e costumes A criança e sua casa · Regras do ambiente familiar. · A criança e a casa. · Cômodos da casa. · Organização do trabalho em casa. · Diferentes tipos de moradia. · Hábitos de conservação e preservação no espaço vivido. · Cooperação nos trabalhos de casa. · Datas comemorativas. | As profissões · A importância do trabalho de cada um para a sociedade. · Os diferentes tipos de profissões e os lugares em que os profissionais trabalham. · Meios de transporte. · Meios de comunicação. · Datas comemorativas. | · O tempo. · O dia e a noite. · O conhecimento da ação do homem sobre a natureza e de suas criações. · Preservação e conservação ambiental. · Tradições culturais de sua comunidade e de outras: conhecimento do modo de ser das pessoas, de agir, de viver e trabalhar. · Datas comemorativas. |
Matemática
1º Bimestre | 2º Bimestre | 3º Bimestre | 4º Bimestre |
· Coordenação visomotora · As cores · Posição: perto/longe; em cima/ embaixo; dentro/fora. · Tamanho: grande/pequeno; maior/menor; alto/baixo. · Espessura: grosso/fino. · Agrupamentos · Cheio/vazio · Quantidades · Contagem oral nas brincadeiras e situações nas quais as crianças reconheçam a sua necessidade | · Coordenação visomotora. · Figuras geométricas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo. · Características e identificações dos sólidos geométricos (objetos que rolam e objetos que não rolam). · Numerais. · Identificação e escrita dos números no contexto diário. · Relação entre quantidade e escrita. · Identificar e escrever os números. | · Coordenação visomotora. · Numerais. · Ordenação de diferentes materiais e objetos em sequencia crescente e decrescente. · Exploração das operações matemáticas em situação real. · Criação de problemas a partir de situações vivenciadas. | · Coordenação visomotora. · Numerais. · Operações. · Introdução de noções de medidas: comprimento, peso, volume, tempo. · Marcação do tempo por meio de calendário (dia, semana, mês e ano). · Duração e sucessão do tempo (antes, depois, amanhã, tarde, noite). · Experiência com dinheiro em brincadeiras (situações de compra e venda) ou situações de interesse das crianças. |
Natureza
1º Bimestre | 2º Bimestre | 3º Bimestre | 4º Bimestre |
· Ser humano · Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração corporal de suas habilidades físicas, motora e perceptiva. · Conhecimento das etapas da vida. · Higiene pessoal. · Os órgãos dos sentidos. · Os seres vivos. · Os seres não-vivos. | · Os animais. · Conhecimento dos animais e de suas características físicas (habitat, tamanho, cor). · Conhecimento de aspectos da vida animal. · Identificação das utilidades de alguns animais para o homem (alimentação, transporte). · Animais domésticos e selvagens. · Animais úteis e nocivos. | · As plantas. · Diferentes tipos de plantas. · Partes da planta. · Necessidades vitais das plantas (água, ar,terra, luz). · As plantas e sua utilidade entre os seres vivos. · Recursos naturais. · O solo. · O ar (constatação da existência da força). | · A água · Fontes locais de água. · Utilidades da água. · Importância da água como fonte de vida. · Fenômenos da natureza. · Preservação ambiental. · O lixo. · Reaproveitamento do lixo. · Organização da escola. |
Música | Movimento | Artes Visuais |
· Escuta de obras musicais variadas · Interpretações musicais variadas. · Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. · Exploração, expressão e produção de silêncios e sons com a voz. · Exploração de materiais. · Produções musicais. · Repertório de canções para desenvolver memória musical. · Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical. | · Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras, do uso de espelhos e da interação com os outros. · Expressividade (através da dança, brincadeiras e outros movimentos). · Brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, etc. · Coreografias. · Exercícios físicos. · Equilíbrio. · Alongamento e relaxamento. | · Desenhos e pinturas. · Colagem (organização e aplicação de recortes e fragmentos de papel). · Escultura e modelagem. · Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de elementos da linguagem das artes visuais ou espontaneamente, a partir da criatividade e da imaginação da criança. · Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos. · Dobraduras. · Confecção de diversos materiais. · Valorização de suas próprias produções, da produção das outras crianças e da produção artística em geral. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário