sexta-feira, 4 de março de 2011

Encontro Pedagógico II

Planop de urso 2º Ano
PORTUGUÊS  - 2º ANO

Eixo

Leitura

Competências gerais
- Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na leitura de gêneros textuais.
- Compreender os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Estabelecer relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, para interpretá-los.
- Significar os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nos gêneros textuais.
- Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da leitura de diferentes gêneros textuais.




Eixo

Escrita

Competências gerais
- Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na produção escrita de gêneros textuais.
- Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções escritas.
- Ter clareza do emprego dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções escritas.
- Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da escrita de diferentes gêneros textuais.




Eixo

Oralidade

Competências gerais
- Dominar as variedades da língua portuguesa e empregá-las adequadamente, de acordo com as diferentes situações de interação oral.
- Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções orais.
- Empregar satisfatoriamente os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor,
argumentar ) nas produções orais.
- Ampliar a participação nos domínios sociais da comunicação por meio da interação oral.





Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • Poema
  • Lista
  • Textos informativos
  • Textos narrativos
  • Texto não-verbal
  • Tirinhas


GRAMÁTICA
  • Alfabeto
  • Vogais e ordem alfabética
  • Frase

ORTOGRAFIA
  • Letra cursiva
  • Palavras com f e v, p e b, t,d,c  e g



LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • História não verbal
  • Tirinha
  • Texto narrativo
  • Poema
  • Trovas ou quadrinhas
  • Convite



GRAMÁTICA
  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Sílaba
  • Separação de sílabas
  • Substantivos próprios

ORTOGRAFIA
·           Palavras com gu e qu
·           Som nasal
·           Palavras com mp, mb e n antes de
consoantes
·           Estudo do s


3º bimestre
4º bimestre
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • Texto verbal
  • Texto informativo
  • Texto narrativo
  • Texto descritivo
  • Texto instrucional
  • Cartaz
  • Capa de vídeo
  • Bilhete

GRAMÁTICA
  • Pontuação
  • Acentuação
  • Pontuação:ldois pontos e travessão

ORTOGRAFIA
·         Palavras com s e SS
·         Estudo do r
·         Palavras com r e rr



LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

·           Texto informativo
·           Texto narrativo
·           Acróstico
·           Carta
·           Regra de jogo
·           História não verbal
·           Poema

GRAMÁTICA
  • Gênero do substantivo – masculino e feminino
  • número do  substantivo: Singular e plural
  • Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo
  • Adjetivo
ORTOGRAFIA

  • Palavras com ch, lh e nh
  • Palavras com l  e  r  depois de consoantes
  • Os sons do x


CIÊNCIAS 2º ANO

Eixo
Vida e meio ambiente Ser humano e saúde
Ciência, Tecnologia e Sociedade Terra e Universo
Competências gerais
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar;
- Adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida;
- Agir de forma responsável em relação à saúde individual e coletiva;
- Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
- Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
- Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em C&T;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
- Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
- Compreender a natureza como um todo dinâmico;
- Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
- Saber utilizar noções científicas associadas a energia, matéria, transformação, saúde,
diversidade biológica e meio ambiente.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
OBSERVANDO O AMBIENTE
·      Observando o que está ao nosso redor
·      Diferentes ambientes
O AMBIENTE E OS SERES HUMANOS
·      Transformação no ambiente
CUIDADOS COM O AMBIENTE
·      Cuidando do ambiente em que vivemos
COMPONENTES DO AMBIENTE: AR, ÁGUA, SOLO E LUZ E CALOR FORNECIDOS PELO SOL
·      Ar
·      Água
·      Solo
·      Luz e calor fornecidos pelo Sol
COMPONENTES DO AMBIENTE: SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO-VIVOS
·      Identificando os seres vivos e os elementos não-vivos
CICLO DE VIDA DOS SERES VIVOS
·      Percebendo o ciclo de vida
VEGETAIS: OBSERVANDO OS VEGETAIS
·      Variedades de vegetais
·      Os vegetais no ambiente
3º bimestre
4º bimestre
VEGETAIS: PARTES DE UM VEGETAL
·      Conhecendo as partes de um vegetal
VEGETAIS: CULTIVO DE VEGETAIS
·      Alguns locais onde os vegetais são cultivados
·      Cuidados com os vegetais
ANIMAIS
·      Observando os animais
·      Os animais e o ambiente
·      Revestimento do corpo dos animais
·      Locomoção dos animais
ANIMAIS SILVESTRES E ANIMAIS DOMÉSTICOS
·       Animais silvestres
·       Animais domésticos

CRIAÇÃO DE ANIMAIS
·      Animais criados pelo ser humano
·      Cuidados com os animais
·      Animais abandonados e maltratados
CORPO HUMANO
·      Observando seu corpo
·      Conhecendo as regiões do corpo
·      O corpo do homem e o corpo da mulher
CORPO HUMANO: SENTIDOS
·      Sentindo o ambiente
·      Visão
·      Audição
·      Tato
·      Olfato
·      Paladar
SER HUMANO E SAÚDE
Ø Mantendo a saúde
Ø Alimentação
Ø Alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal
Ø Limpeza do corpo
Limpeza do ambiente


























GEOGRAFIA 2º ANO

Eixo
As diferentes paisagens: a cidade e o campo

Competências gerais
- Compreender e utilizar noções associadas às relações espaciais topológicas para situar a posição de pessoas e objetos no espaço segundo diferentes referenciais.
- Identificar e observar elementos e aspectos da natureza local, considerando o clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna.
- Identificar, observar e registrar no espaço local a presença, distribuição e organização de elementos da paisagem.
- Por meio de fotografias, ilustrações, obras de arte, esquemas e mapas simples, -- -   -  - Reconhecer os diferentes ritmos da sociedade e da natureza na formação e transformação da paisagem.
- Identificar na paisagem os elementos visíveis que apresentam a dimensão histórica de sua constituição.
- Por meio de iconografias diversas, reconhecer e estabelecer diferenças e semelhanças entre paisagens do campo e da cidade em diferentes períodos, sociedades e culturas.
- Ler e produzir textos orais e escritos a respeito da constituição das paisagens e os
elementos naturais e sociais que as constituem.
- Conhecer e utilizar em caráter introdutório recursos, técnicas e elementos fundamentais da linguagem cartográfica (título, legenda, escala etc.) para compreender aspectos da organização do espaço.
- Conhecer e utilizar diferentes representações cartográficas para identificar distâncias e posições de objetos, pessoas e lugares.
- Elaborar representações cartográficas simples, como maquetes, plantas e croquis.
- Comparar, classificar e ordenar os diferentes meios de transportes e comunicações
presentes nos lugares.
- Reconhecer os diferentes usos e normas dos espaços público e privado.
- Conhecer a contribuição dos diferentes povos, sociedades e culturas na formação
sociocultural do espaço brasileiro.
- Por meio de fotografias e ilustrações diversas, reconhecer, agrupar e caracterizar aspectos dos modos de vida urbanos e rurais, bem como as atividades econômicas em diferentes regiões brasileiras.
- Classificar e ordenar problemas ambientais em diferentes lugares e identificar possíveis ações para a preservação dos recursos naturais.











Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
O MEU LUGAR O SEU LUGAR
·      Um lugar importante e especial
·      O lado de dentro da casa
·      O lado de fora da casa
·      Cuidados com a moradia
MINHA SALA NA ESCOLA
·      Assim é minha sala de aula
·      A localização na sala de aula
·      Comparando tamanhos
·      Cuidando do material escolar
·      Representando o Espaço
·      Redução e ampliação de figuras



AS MORADIAS SÃO DIFERENTES
·      Representando o Espaço
·      Diferentes pontos de vista
AS RUAS
·      As ruas são diferentes
·      Quem são meus vizinhos?
·      As ruas precisam de cuidados
·      As ruas são transformadas
OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS
·      O caminho de André
·      O caminho de Lauro
·      Representando o Espaço
      Planta e legenda
·      Cuidados no trânsito
3º bimestre
4º bimestre
AS PAISAGENS DO NOSSO DIA- A-_DIA
·      Representando o Espaço
·      O Registro das paisagens
·      Formas curiosas nas paisagens
AS PAISAGENS SÃO TRANSFORMADAS
·      Transformamos as paisagens para construir cidades
·      Transformamos as paisagens para criar animais e plantar
·      Transformamos as paisagens para instalar indústrias
·      Transformamos as paisagens para nos deslocar de um lugar para outro
VIVA A NATUREZA!
·      Tudo é natureza
·      Como está o tempo hoje?
·      Representando o Espaço
·      Os símbolos
CUIDAR DA NATUREZA
·      O que podemos fazer pela natureza?
·      Vamos cuidar melhor da natureza!

















HISTÓRIA 2º ANO

Eixo
História Local
Competências gerais
- Apreender e fazer uso de diferentes tipos de textos, linguagens e referências de tempo que expressem e registrem conteúdos históricos.
- Identificar sujeitos, fatos e tempos históricos.
- Identificar e criar relações entre o presente e o passado e entre as vivências locais,
regionais, nacionais e mundiais.
- Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e sociocultural, as produções históricas, as memórias e a preservação de patrimônios.
- Desenvolver noções históricas e de tempo.
- Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e outras áreas de conhecimento.
- Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar historicamente.
- Valorizar a cooperação, o debate e a busca de soluções solidárias para questões sociais e históricas.




1º bimestre
2º bimestre
Conteúdos Sugeridos

NÓS,  AS CRIANÇAS
·      Vamos nos conhecer
·      Histórias de hoje e do passado
·      Todo tem semelhanças e diferenças
·      Todo tem gostos e preferências
·      Brincadeiras indígenas
·      Brincadeiras de ontem e de sempre
·      Brinquedos e brincadeiras
·      Os historiadores
O NOME QUE A GENTE TEM
·       Todo nome tem uma história
·       Nome, um direito da criança
·       Zizinha e Geraldo: Ziraldo
·       O registro da criança
·       Nomes de pessoas famosas
·       Um grande nome
·       Os nomes e seus significados
·       Nomes de origem indígena
·       Outros nomes
·       Trocando nomes

É HORA DA ESCOLA
·      Minha escola é assim
·      As pessoas da escola
·      Salas de aula de outros tempos
·      O relacionamento entre alunos e professores
·      A escola tem história
·      Uniformes escolares de outros tempos
OS DIREITOS DA CRIANÇA

3º bimestre
4º bimestre
O TEMPO
·       O dia-a-dia das crianças
·       O tempo e o calendário
·       Os primeiros calendários
·       O calendário cristão
·       Anos bissextos
·       O calendário do Xingu
·       O tempo e o relógio de pulso
O TEMPO EM NOSSA VIDA
·       Eu tenho uma história
·       A certidão de nascimento é um direito de todos
·       As pessoas mudam com o tempo
·       A linha do tempo da vida
o   Outros documentos pessoais
VIVEMOS JUNTOS
·      A família
·      A família em outras épocas
·      Nossos parentes
·      O dia-a-dia da família em épocas passadas
·      O dia-a-dia da família hoje
·      A família em outros tempos
·      Crianças que ajudam nas tarefas domésticas
·      Utensílios domésticos no passado
·      O lazer em família






























MATEMÁTICA – 2º ANO

Eixo
Números e operações Espaço e forma
Grandezas e medidas Tratamento da informação

Competências gerais
- Fazer uso da linguagem matemática esperada para essa fase escolar;
- Ler e interpretar textos de diferentes estruturas textuais: problemas, gráficos, tabelas, figuras, esquemas, representações métricas, textos instrucionais e informativos que envolvam matemática;
- Resolver situações problema de matemática e das áreas afins;
- Ter iniciativa no enfrentamento de situações problema;
- Construir, ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas e gráficos em barras;
- Reconhecer e apreciar as formas geométricas no mundo que o rodeia;
- Fazer estimativas de medições;
- Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
OS NÚMEROS
  • Registrando quantidades
  • Números de 1 a 5
  • Números de 1 a 9
  • Zero
  • Números de 0 a 10
  • Comparando quantidades
  • Os ordinais
FORMAS GEOMÉTRICAS  ESPACIAIS
  • A forma dos objetos
  • Cubo, paralelepípedo, esfera e cilindro
  • Vistas
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 10
  • Adição
  • Subtração
FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
  • Triângulo, quadrado, retângulo e círculo
  • Contorno de formas geométricas planas
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
  • Números de 0 a 19
  • Agrupando de 10 em 10
  • Números de 0 a 99
  • O número 100
  • Par e ímpar
MEDIDAS DE TEMPO
  • O calendário
  • O relógio
ADIÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
  • Adição com números até 19
  • Adição com números até 99
Adição com três parcelas
3º bimestre
4º bimestre
SISTEMA MONETÁRIO
  • O Real
MULTIPLICAÇÃO
  • Estudando as idéias de multiplicação
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
  • Conhecendo o centímetro
TABELAS E GRÁFICOS
  • Tabelas
  • Gráficos
SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
  • Subtração com números até 19
Subtração com números até 99
DIVISÃO
  • Estudando a divisão
LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO
  • Trabalhando com localização e caminhos
MEDIDAS DE CAPACIDADE
  • O litro
MEDIDAS DE MASSA
  • Comparando massas
O quilograma



ENSINO RELIGIOSO



Eixo

Crescer na graça e no conhecimento para uma vida de PAZ

Competências gerais
- Perceber-se como parte integrante, dependente e transformador do mundo que o cerca;
- Perceber-se como pessoa humana com dignidade, fruto de um amor incondicional de Deus;
- Compreender a escola como um espaço importante de convivência social




Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
O EU
• Eu no mundo
• Eu e a natureza
• Eu e o outro somos nós
EU E A ESCOLA
·  Lugar de convivência, de criação
·  Regras de convivência
EU E A CRIAÇÃO
·   A finalidade da criação através de seus elementos
RELACIONAMENTO PERMEADOS DE VALORES
·      Respeito
·      Cooperação
·      Bondade
·      Cooperação
·      Coragem
·      Dedicação
·      Honestidade

3º bimestre
4º bimestre
RELACIONAMENTO PERMEADOS DE VALORES
·  Perseverança
·  Disciplina
·  Justiça
·  Esperança
·  Generosidade
SOBRE NÓS
·         Ensinar a pensar
·         A presença de Deus
·         A obediência e o perdão











ARTES



Eixo

Competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro)
Competências gerais
- Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
-Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais;
- Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;




Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
·         Desenhos livres
·         Pinturas livres
·         Danças
·         Recorte e Colagem
·         Ilustrações de histórias
·         Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos.

·         Dobradura
·         Modelagem
·         Teatro
·         Organização e aplicação de recortes e fragmentos de papel e outros materiais
·         Dança
·         Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos.

3º bimestre
4º bimestre
·         Desenhos livres
·         Pinturas livres
·         Canto coletivo
·         Hino Nacional Brasileiro
·         Manifestações folclóricas: jogos, canções, brinquedos cantados, parlendas, danças.
·         Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos.


·         Desenhos livres
·         Pinturas livres
·         Hino da Bandeira
·         Expressão corporal, gestual, facial e/ou plástica.
·         Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos.
·         Confecção com sucata







EDUCAÇÃO FÍSICA



Eixo
Cultura corporal e cidadania
Competências gerais
- Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
- Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência; 
- Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva; 
- Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas.




Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
·      Brincadeiras diversas;
·      Noções de higiene e saúde;
·      Jogos cooperativos e recreativos como forma de integração social;
·      Brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares;
·      Regras de jogos.
·      Noções de atitudes corporais dos gestos e da postura em situações cotidianas;
·      Danças expressivas da cultura popular, ritmo e coreografias simples;
·      Brincadeiras cantadas.

3º bimestre
4º bimestre
·      Atividades competitivas, respeitando o grau de dificuldade da criança;
·      Atividades com danças simples ou adaptadas pertencentes a manifestações populares e folclóricas;
·      Brincadeiras de roda, cirandas;
·      Corridas.
·      Brincadeiras aprendidas em contextos extra- escolares;
·      Atividades em sala de aula, desenvolvendo atenção, observação e memória;
·      Expressão corporal;
·      Circuitos de força, agilidade e habilidades.











AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais de conformidade com o art. 43 da Resolução nº 188/98.
A avaliação na prática docente deverá ser materializada em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem levando-se em consideração os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores e de construção do conhecimento.
Os Procedimentos Metodológicos utilizados para a avaliação serão garantidos através de dinâmica de grupo, pesquisa e exercícios de verificação da aprendizagem, produção de textos, atendimento individual ao aluno, discussão em grupo por área do conhecimento.
Os critérios contemplados na Avaliação para efeito de promoção do aluno serão os seguintes: prova escrita dissertativa e objetiva; prova escrita, dissertativa e objetiva com consulta; trabalho em grupo com discussão; leitura e produção de texto; pesquisa.

















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo e BRAGANÇA, Angiolina Domanico.Porta Aberta. e 2º anos, ensino fundamental, 1.ed. São Paulo FTD, 2008
CAVALCANTI Maria Eugênia Bellusci e TAVARES, Rosemeire Aparecida Alves. A Escola é Nossa: História 2º, 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental ,  2. ed.  São Paulo: Scipione, 2008
FAVALLI, Leonel Delvai, PÊSSOA, Karina Alessandra,ANDRADE, Elisangela A Escola é Nossa: Ciências: 2º, 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental, 1, ed. - São Paulo Scipione 2008.
MARISCO, Maria Tereza, CUNHA, Maria do Carmo Tavares da, ANTUNES, Maria Elisabete Martins, NETO, Armando Coelho de Carvalho. Coleção Macha Criança. Integrado.  ensino fundamental, São Paulo: Scipione,2007
PAGANINI, Marcia A Escola é Nossa: Língua Portuguesa:  3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental,   3, ed. São Paulo: Scipione,2008
SANTOS,Fabio Vieira dos,  RIBEIRO Jackson da Silva, PESSOA, Karina  Alessandra. A Escola é Nossa: Matemática: 3º ano: ensino fundamental,  2. ed.  São Paulo: Scipione, 2008.
WANESSA, Garcia e MARTINEZ e Rogério.  A Escola é Nossa: Geografia 2º, 3º, 4º e 5º anos,  ensino fundamental,  3, ed. São Paulo Scipione 2008
Matrizes de Habilidades do Programa Circuito Campeão
  http://www.portal.santos.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário