PORTUGUÊS - 2º ANO
Eixo | Leitura |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na leitura de gêneros textuais. - Compreender os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Estabelecer relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, para interpretá-los. - Significar os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nos gêneros textuais. - Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da leitura de diferentes gêneros textuais. |
Eixo | Escrita |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na produção escrita de gêneros textuais. - Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções escritas. - Ter clareza do emprego dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções escritas. - Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da escrita de diferentes gêneros textuais. |
Eixo | Oralidade |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e empregá-las adequadamente, de acordo com as diferentes situações de interação oral. - Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções orais. - Empregar satisfatoriamente os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar ) nas produções orais. - Ampliar a participação nos domínios sociais da comunicação por meio da interação oral. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
GRAMÁTICA
ORTOGRAFIA
| LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
GRAMÁTICA
ORTOGRAFIA · Palavras com gu e qu · Som nasal · Palavras com mp, mb e n antes de consoantes · Estudo do s | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
GRAMÁTICA
ORTOGRAFIA · Palavras com s e SS · Estudo do r · Palavras com r e rr | LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE · Texto informativo · Texto narrativo · Acróstico · Carta · Regra de jogo · História não verbal · Poema GRAMÁTICA
ORTOGRAFIA
|
CIÊNCIAS 2º ANO
Eixo | Vida e meio ambiente Ser humano e saúde Ciência, Tecnologia e Sociedade Terra e Universo |
Competências gerais | - Conhecer o próprio corpo e dele cuidar; - Adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida; - Agir de forma responsável em relação à saúde individual e coletiva; - Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas; - Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais; - Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em C&T; - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente; - Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem; - Compreender a natureza como um todo dinâmico; - Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos; - Saber utilizar noções científicas associadas a energia, matéria, transformação, saúde, diversidade biológica e meio ambiente. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
OBSERVANDO O AMBIENTE · Observando o que está ao nosso redor · Diferentes ambientes O AMBIENTE E OS SERES HUMANOS · Transformação no ambiente CUIDADOS COM O AMBIENTE · Cuidando do ambiente em que vivemos | COMPONENTES DO AMBIENTE: AR, ÁGUA, SOLO E LUZ E CALOR FORNECIDOS PELO SOL · Ar · Água · Solo · Luz e calor fornecidos pelo Sol COMPONENTES DO AMBIENTE: SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO-VIVOS · Identificando os seres vivos e os elementos não-vivos CICLO DE VIDA DOS SERES VIVOS · Percebendo o ciclo de vida VEGETAIS: OBSERVANDO OS VEGETAIS · Variedades de vegetais · Os vegetais no ambiente | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
VEGETAIS: PARTES DE UM VEGETAL · Conhecendo as partes de um vegetal VEGETAIS: CULTIVO DE VEGETAIS · Alguns locais onde os vegetais são cultivados · Cuidados com os vegetais ANIMAIS · Observando os animais · Os animais e o ambiente · Revestimento do corpo dos animais · Locomoção dos animais ANIMAIS SILVESTRES E ANIMAIS DOMÉSTICOS · Animais silvestres · Animais domésticos | CRIAÇÃO DE ANIMAIS · Animais criados pelo ser humano · Cuidados com os animais · Animais abandonados e maltratados CORPO HUMANO · Observando seu corpo · Conhecendo as regiões do corpo · O corpo do homem e o corpo da mulher CORPO HUMANO: SENTIDOS · Sentindo o ambiente · Visão · Audição · Tato · Olfato · Paladar SER HUMANO E SAÚDE Ø Mantendo a saúde Ø Alimentação Ø Alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal Ø Limpeza do corpo Limpeza do ambiente |
GEOGRAFIA 2º ANO
Eixo | As diferentes paisagens: a cidade e o campo |
Competências gerais | - Compreender e utilizar noções associadas às relações espaciais topológicas para situar a posição de pessoas e objetos no espaço segundo diferentes referenciais. - Identificar e observar elementos e aspectos da natureza local, considerando o clima, relevo, vegetação, hidrografia e fauna. - Identificar, observar e registrar no espaço local a presença, distribuição e organização de elementos da paisagem. - Por meio de fotografias, ilustrações, obras de arte, esquemas e mapas simples, -- - - - Reconhecer os diferentes ritmos da sociedade e da natureza na formação e transformação da paisagem. - Identificar na paisagem os elementos visíveis que apresentam a dimensão histórica de sua constituição. - Por meio de iconografias diversas, reconhecer e estabelecer diferenças e semelhanças entre paisagens do campo e da cidade em diferentes períodos, sociedades e culturas. - Ler e produzir textos orais e escritos a respeito da constituição das paisagens e os elementos naturais e sociais que as constituem. - Conhecer e utilizar em caráter introdutório recursos, técnicas e elementos fundamentais da linguagem cartográfica (título, legenda, escala etc.) para compreender aspectos da organização do espaço. - Conhecer e utilizar diferentes representações cartográficas para identificar distâncias e posições de objetos, pessoas e lugares. - Elaborar representações cartográficas simples, como maquetes, plantas e croquis. - Comparar, classificar e ordenar os diferentes meios de transportes e comunicações presentes nos lugares. - Reconhecer os diferentes usos e normas dos espaços público e privado. - Conhecer a contribuição dos diferentes povos, sociedades e culturas na formação sociocultural do espaço brasileiro. - Por meio de fotografias e ilustrações diversas, reconhecer, agrupar e caracterizar aspectos dos modos de vida urbanos e rurais, bem como as atividades econômicas em diferentes regiões brasileiras. - Classificar e ordenar problemas ambientais em diferentes lugares e identificar possíveis ações para a preservação dos recursos naturais. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
O MEU LUGAR O SEU LUGAR · Um lugar importante e especial · O lado de dentro da casa · O lado de fora da casa · Cuidados com a moradia MINHA SALA NA ESCOLA · Assim é minha sala de aula · A localização na sala de aula · Comparando tamanhos · Cuidando do material escolar · Representando o Espaço · Redução e ampliação de figuras | AS MORADIAS SÃO DIFERENTES · Representando o Espaço · Diferentes pontos de vista AS RUAS · As ruas são diferentes · Quem são meus vizinhos? · As ruas precisam de cuidados · As ruas são transformadas OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS · O caminho de André · O caminho de Lauro · Representando o Espaço Planta e legenda · Cuidados no trânsito | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
AS PAISAGENS DO NOSSO DIA- A-_DIA · Representando o Espaço · O Registro das paisagens · Formas curiosas nas paisagens AS PAISAGENS SÃO TRANSFORMADAS · Transformamos as paisagens para construir cidades · Transformamos as paisagens para criar animais e plantar · Transformamos as paisagens para instalar indústrias · Transformamos as paisagens para nos deslocar de um lugar para outro | VIVA A NATUREZA! · Tudo é natureza · Como está o tempo hoje? · Representando o Espaço · Os símbolos CUIDAR DA NATUREZA · O que podemos fazer pela natureza? · Vamos cuidar melhor da natureza! |
HISTÓRIA 2º ANO
Eixo | História Local |
Competências gerais | - Apreender e fazer uso de diferentes tipos de textos, linguagens e referências de tempo que expressem e registrem conteúdos históricos. - Identificar sujeitos, fatos e tempos históricos. - Identificar e criar relações entre o presente e o passado e entre as vivências locais, regionais, nacionais e mundiais. - Reconhecer e valorizar a diversidade étnica e sociocultural, as produções históricas, as memórias e a preservação de patrimônios. - Desenvolver noções históricas e de tempo. - Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e outras áreas de conhecimento. - Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar historicamente. - Valorizar a cooperação, o debate e a busca de soluções solidárias para questões sociais e históricas. |
1º bimestre | 2º bimestre | |
Conteúdos Sugeridos | NÓS, AS CRIANÇAS · Vamos nos conhecer · Histórias de hoje e do passado · Todo tem semelhanças e diferenças · Todo tem gostos e preferências · Brincadeiras indígenas · Brincadeiras de ontem e de sempre · Brinquedos e brincadeiras · Os historiadores O NOME QUE A GENTE TEM · Todo nome tem uma história · Nome, um direito da criança · Zizinha e Geraldo: Ziraldo · O registro da criança · Nomes de pessoas famosas · Um grande nome · Os nomes e seus significados · Nomes de origem indígena · Outros nomes · Trocando nomes | É HORA DA ESCOLA · Minha escola é assim · As pessoas da escola · Salas de aula de outros tempos · O relacionamento entre alunos e professores · A escola tem história · Uniformes escolares de outros tempos OS DIREITOS DA CRIANÇA |
3º bimestre | 4º bimestre | |
O TEMPO · O dia-a-dia das crianças · O tempo e o calendário · Os primeiros calendários · O calendário cristão · Anos bissextos · O calendário do Xingu · O tempo e o relógio de pulso O TEMPO EM NOSSA VIDA · Eu tenho uma história · A certidão de nascimento é um direito de todos · As pessoas mudam com o tempo · A linha do tempo da vida o Outros documentos pessoais | VIVEMOS JUNTOS · A família · A família em outras épocas · Nossos parentes · O dia-a-dia da família em épocas passadas · O dia-a-dia da família hoje · A família em outros tempos · Crianças que ajudam nas tarefas domésticas · Utensílios domésticos no passado · O lazer em família |
MATEMÁTICA – 2º ANO
Eixo | Números e operações Espaço e forma Grandezas e medidas Tratamento da informação |
Competências gerais | - Fazer uso da linguagem matemática esperada para essa fase escolar; - Ler e interpretar textos de diferentes estruturas textuais: problemas, gráficos, tabelas, figuras, esquemas, representações métricas, textos instrucionais e informativos que envolvam matemática; - Resolver situações problema de matemática e das áreas afins; - Ter iniciativa no enfrentamento de situações problema; - Construir, ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas e gráficos em barras; - Reconhecer e apreciar as formas geométricas no mundo que o rodeia; - Fazer estimativas de medições; - Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
OS NÚMEROS
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 10
| FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
MEDIDAS DE TEMPO
ADIÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
Adição com três parcelas | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
SISTEMA MONETÁRIO
MULTIPLICAÇÃO
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
TABELAS E GRÁFICOS
SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
Subtração com números até 99 | DIVISÃO
LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO
MEDIDAS DE CAPACIDADE
MEDIDAS DE MASSA
O quilograma |
ENSINO RELIGIOSO
Eixo | Crescer na graça e no conhecimento para uma vida de PAZ |
Competências gerais | - Perceber-se como parte integrante, dependente e transformador do mundo que o cerca; - Perceber-se como pessoa humana com dignidade, fruto de um amor incondicional de Deus; - Compreender a escola como um espaço importante de convivência social |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
O EU • Eu no mundo • Eu e a natureza • Eu e o outro somos nós EU E A ESCOLA · Lugar de convivência, de criação · Regras de convivência EU E A CRIAÇÃO · A finalidade da criação através de seus elementos | RELACIONAMENTO PERMEADOS DE VALORES · Respeito · Cooperação · Bondade · Cooperação · Coragem · Dedicação · Honestidade | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
RELACIONAMENTO PERMEADOS DE VALORES · Perseverança · Disciplina · Justiça · Esperança · Generosidade | SOBRE NÓS · Ensinar a pensar · A presença de Deus · A obediência e o perdão |
ARTES
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
· Desenhos livres · Pinturas livres · Danças · Recorte e Colagem · Ilustrações de histórias · Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos. | · Dobradura · Modelagem · Teatro · Organização e aplicação de recortes e fragmentos de papel e outros materiais · Dança · Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos. | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
· Desenhos livres · Pinturas livres · Canto coletivo · Hino Nacional Brasileiro · Manifestações folclóricas: jogos, canções, brinquedos cantados, parlendas, danças. · Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos. | · Desenhos livres · Pinturas livres · Hino da Bandeira · Expressão corporal, gestual, facial e/ou plástica. · Exploração e manipulação de diversos materiais artísticos. · Confecção com sucata |
EDUCAÇÃO FÍSICA
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
· Brincadeiras diversas; · Noções de higiene e saúde; · Jogos cooperativos e recreativos como forma de integração social; · Brincadeiras aprendidas em contextos extra-escolares; · Regras de jogos. | · Noções de atitudes corporais dos gestos e da postura em situações cotidianas; · Danças expressivas da cultura popular, ritmo e coreografias simples; · Brincadeiras cantadas. | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
· Atividades competitivas, respeitando o grau de dificuldade da criança; · Atividades com danças simples ou adaptadas pertencentes a manifestações populares e folclóricas; · Brincadeiras de roda, cirandas; · Corridas. | · Brincadeiras aprendidas em contextos extra- escolares; · Atividades em sala de aula, desenvolvendo atenção, observação e memória; · Expressão corporal; · Circuitos de força, agilidade e habilidades. |
AVALIAÇÃO A avaliação será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais de conformidade com o art. 43 da Resolução nº 188/98. A avaliação na prática docente deverá ser materializada em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem levando-se em consideração os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores e de construção do conhecimento. Os Procedimentos Metodológicos utilizados para a avaliação serão garantidos através de dinâmica de grupo, pesquisa e exercícios de verificação da aprendizagem, produção de textos, atendimento individual ao aluno, discussão em grupo por área do conhecimento. Os critérios contemplados na Avaliação para efeito de promoção do aluno serão os seguintes: prova escrita dissertativa e objetiva; prova escrita, dissertativa e objetiva com consulta; trabalho em grupo com discussão; leitura e produção de texto; pesquisa. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo e BRAGANÇA, Angiolina Domanico.Porta Aberta. 1º e 2º anos, ensino fundamental, 1.ed. São Paulo FTD, 2008
CAVALCANTI Maria Eugênia Bellusci e TAVARES, Rosemeire Aparecida Alves. A Escola é Nossa: História 2º, 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental , 2. ed. São Paulo: Scipione, 2008
FAVALLI, Leonel Delvai, PÊSSOA, Karina Alessandra,ANDRADE, Elisangela A Escola é Nossa: Ciências: 2º, 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental, 1, ed. - São Paulo Scipione 2008.
MARISCO, Maria Tereza, CUNHA, Maria do Carmo Tavares da, ANTUNES, Maria Elisabete Martins, NETO, Armando Coelho de Carvalho. Coleção Macha Criança. Integrado. ensino fundamental, São Paulo: Scipione,2007
PAGANINI, Marcia A Escola é Nossa: Língua Portuguesa: 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental, 3, ed. São Paulo: Scipione,2008
SANTOS,Fabio Vieira dos, RIBEIRO Jackson da Silva, PESSOA, Karina Alessandra. A Escola é Nossa: Matemática: 3º ano: ensino fundamental, 2. ed. São Paulo: Scipione, 2008.
WANESSA, Garcia e MARTINEZ e Rogério. A Escola é Nossa: Geografia 2º, 3º, 4º e 5º anos, ensino fundamental, 3, ed. São Paulo Scipione 2008
Matrizes de Habilidades do Programa Circuito Campeão
http://www.portal.santos.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário