1º ANO
Eixo | Leitura |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na leitura de gêneros textuais. - Compreender os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Estabelecer relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, para interpretá-los. - Significar os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nos gêneros textuais. - Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da leitura de diferentes gêneros textuais. |
Eixo | Escrita |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na produção escrita de gêneros textuais. - Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções escritas. - Ter clareza do emprego dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções escritas. - Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da escrita de diferentes gêneros textuais. |
Eixo | Oralidade |
Competências gerais | - Dominar as variedades da língua portuguesa e empregá-las adequadamente, de acordo com as diferentes situações de interação oral. - Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social. - Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções orais. - Empregar satisfatoriamente os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções orais. - Ampliar a participação nos domínios sociais da comunicação por meio da interação oral. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
| LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE · Texto não verbal · Fábulas · Textos informativos · Trava-língua · Poema e rima · Cantigas de roda · Cantigas de ninar · Histórias em quadrinhos · Parlendas · O alfabeto(maiúsculo e minúsculo) · Letra de forma e letra cursiva · Vogais e consoantes · Encontros vocálicos · Segmento silábico b, n, c, d, m, v, s, e r | |
3º bimestre | 4º bimestre | |
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
| LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
|
CIÊNCIAS 1º ANO
Eixo | Vida e meio ambiente Ser humano e saúde Ciência, Tecnologia e Sociedade Terra e Universo |
Competências gerais | - Conhecer o próprio corpo e dele cuidar; - Adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida; - Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem; - Compreender relações simples entre seres vivos e meio ambientes; - Analisar figuras e imagens sobre seres vivos e ambientes e emitir pareceres, descrições e explicações orais; - Saber utilizar noções científicas associadas a higiene pessoal e a elementos da natureza. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
CONHECENDO E CUIDANDO DO NOSSO CORPO
| PARA COM SAÚDE
| |
3º bimestre | 4º bimestre | |
O AMBIENTE
| O AMBIENTE
|
GEOGRAFIA 1º ANO
Eixo | A percepção do lugar |
Competências gerais | - Utilizar noções simples de posicionamento para situar a posição de pessoas e objetos no espaço. - Identificar e observar os principais elementos e aspectos da natureza e da sociedade na paisagem local. - Por meio de fotografias, ilustrações, obras de arte, esquemas e mapas simples, reconhecer em diferentes paisagens elementos e dinâmicas da natureza e da sociedade. - Reconhecer os principais ritmos da sociedade e da natureza na formação e transformação da paisagem local. - Identificar na paisagem elementos visíveis que apresentam a dimensão histórica de sua constituição. - Ler e produzir textos orais e escritos a respeito da constituição das paisagens e os elementos naturais e sociais que as constituem. - Elaborar representações cartográficas simples, como maquetes e croquis para representar o lugar onde vive. - Conhecer a contribuição dos diferentes povos, sociedades e culturas na formação do espaço geográfico brasileiro. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
|
| |
3º bimestre | 4º bimestre | |
|
escola.
|
HISTÓRIA 1º ANO
Eixo | História Local |
Competências gerais | - Compartilhar alguns tipos de textos, linguagens e referências de tempo, que expressem e registrem conteúdos históricos. - Pensar a respeito de alguns sujeitos, fatos e tempos históricos. - Pensar a respeito de referências de tempo – presente e passado. - Valorizar a diversidade étnica e sociocultural e a preservação de patrimônios. - Desenvolver noções históricas e de tempo. - Valorizar a cooperação, o debate e a busca de soluções solidárias para questões sociais e históricas. |
1º bimestre | 2º bimestre | |
Conteúdos Sugeridos | O NOME COMO ALGO INDIVIDUAL E RESULTADO DE UMA ESCOLHA HISTÓRICO-TEMPORAL.
| BRINCADEIRAS
|
3º bimestre | 4º bimestre | |
BRINQUEDOS DAS CRIANÇAS DA CLASSE
BRINQUEDOS DE CRIANÇAS DE OUTRAS LOCALIDADES BRASILEIRA
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS:
| BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DA LOCALIDADE ONDE MORAM
BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DE OUTRAS LOCALIDADES DO BRASIL
BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DE OUTRAS ÉPOCAS
|
MATEMÁTICA – 1º ANO
Eixo | Números e operações Espaço e forma Grandezas e medidas Tratamento da informação |
Competências gerais | - Fazer uso da linguagem matemática esperada para essa fase escolar; - Ler e interpretar textos de diferentes estruturas textuais: problemas, gráficos, tabelas, figuras, esquemas, representações métricas, textos instrucionais e informativos que envolvam matemática; - Resolver situações problema de matemática e das áreas afins; - Ter iniciativa no enfrentamento de situações problema; - Construir, ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas e gráficos em barras; - Reconhecer e apreciar as formas geométricas no mundo que o rodeia; - Fazer estimativas de medições; - Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente. |
Conteúdos Sugeridos | 1º bimestre | 2º bimestre |
NOÇÕES DE GRANDEZA E POSIÇÃO NOÇÕES DE QUANTIDADE NÚMERO DE 1 A 9
| ADIÇÃO COM TOTAL ATÉ 9
SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 9
O NÚMERO ZERO
O NÚMERO 10
| |
3º bimestre | 4º bimestre | |
ORDINAIS
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
NÚMEROS DE 0 A 19
NÚMERO ATÉ 100
| NOSSO DINHEIRO
GRANDEZAS E MEDIDAS
LOCALIZAÇÃO E CAMINHOS
A IDÉIA DE METADE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário