sexta-feira, 4 de março de 2011

Encontro Pedagógico II

Plano de Curso do 1º Ano
1º ANO

Eixo

Leitura

Competências gerais

 - Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na leitura de gêneros textuais.
- Compreender os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Estabelecer relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, para interpretá-los.
- Significar os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nos gêneros textuais.
- Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da leitura de diferentes gêneros textuais.





Eixo

Escrita

Competências gerais

- Dominar as variedades da língua portuguesa e relacioná-las com a linguagem não-verbal na produção escrita de gêneros textuais.
- Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções escritas.
- Ter clareza do emprego dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções escritas.
- Ampliar a participação nos domínios sociais (arte, publicidade, ciência, mundo do trabalho, entre outros) por meio da escrita de diferentes gêneros textuais.




Eixo

Oralidade

Competências gerais
- Dominar as variedades da língua portuguesa e empregá-las adequadamente, de acordo com as diferentes situações de interação oral.
- Considerar os gêneros textuais como manifestações de diferentes situações de interação social.
- Considerar as relações entre os aspectos temáticos, estilísticos e estruturais dos gêneros, nas produções orais.
- Empregar satisfatoriamente os atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar) nas produções orais.
- Ampliar a participação nos domínios sociais da comunicação por meio da interação oral.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • Texto não verbal
  • Poema e rimas
  • Capa de histórias em quadrinhos
  • Bilhete
  • Conto
  • Machinha carnavalesca
  • Quadrinhas
  • Canções populares
  • Parlendas
  • O alfabeto(maiúsculo e minúsculo)
  • Letra de forma e letra cursiva
  • Vogais e consoantes
  • O alfabeto(maiúsculo e minúsculo)
  • Letra de forma e letra cursiva
  • Vogais e consoantes
  • Encontros vocálicos
  • Segmento silábico t, p e l


LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
·         Texto não verbal
·         Fábulas
·         Textos informativos
·         Trava-língua
·         Poema  e rima
·         Cantigas de roda
·         Cantigas de ninar
·         Histórias em quadrinhos
·         Parlendas
·         O alfabeto(maiúsculo e minúsculo)
·         Letra de forma e letra cursiva
·         Vogais e consoantes
·         Encontros vocálicos
·         Segmento silábico b, n, c, d, m, v, s, e r



3º bimestre
4º bimestre
LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • Cantigas de roda
  • Quadrinha
  • Trecho de poema
  • Trecho de música
  • Textos não verbal
  • Textos informativos
  • Histórias em quadrinhos
  • Tirinhas
  • Poemas
  • Lista
  • O alfabeto(maiúsculo e minúsculo)
  • Letra de forma e letra cursiva
  • Vogais e consoantes
  • Segmento silábico f. g, j,
  • x, z
  • s inicial, s entre vogais e SS


LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
  • Cartaz
  • Cantigas de roda
  • Receita
  • Bilhete
  • Poema
  • Trecho de poema
  • Textos informativos
  • Textos não verbal
  • Quadrinha
  • Rótulos
  • Adivinhas
  • Parlenda
  • Capa de livro
  • O alfabeto(maiúsculo e minúsculo)
  • Letra de forma e letra cursiva
  • Vogais e consoantes
  • Segmento silábico as, an, am, h, nh, ch, lh
  • consoante +R
  • GE,GI, CE, ci,
  • AL
  • qua, que, qui
  • consoante +l
  • gua, gue, gui
  • ç
  •  ez



CIÊNCIAS 1º ANO

Eixo
Vida e meio ambiente Ser humano e saúde
Ciência, Tecnologia e Sociedade Terra e Universo
Competências gerais
- Conhecer o próprio corpo e dele cuidar;
- Adotar e valorizar hábitos saudáveis em prol de melhor qualidade de vida;
- Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
- Compreender relações simples entre seres vivos e meio ambientes;
- Analisar figuras e imagens sobre seres vivos e ambientes e emitir pareceres, descrições e explicações orais;
- Saber utilizar noções científicas associadas a higiene pessoal e a elementos da natureza.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
CONHECENDO E CUIDANDO DO NOSSO CORPO

  • Percebendo o mundo em que vivemos
  • O olfato
  • O paladar
  • A visão
  • O tato
  • A audição



PARA COM SAÚDE

  • Hábitos de higiene do corpo
  • Alimentação
  • Higiene a nossa volta
3º bimestre
4º bimestre
O AMBIENTE

  • A natureza
  • Os recursos naturais
  • A água
  • O ar
  • O Solo
  • As estações do ano
O AMBIENTE

  • As estações do ano
  • Os animais
  • Como nascem os animais
  • Cobertura do corpo dos animais
  • Onde vivem os animais
  • Animais silvestres e animais  domesticados
  • Os vegetais
  • Os diferentes tipos de plantas
  • Partes de um vegetal
  • Como nascem as plantas







GEOGRAFIA 1º ANO

Eixo
A percepção do lugar

Competências gerais
- Utilizar noções simples de posicionamento para situar a posição de pessoas e objetos no espaço.
- Identificar e observar os principais elementos e aspectos da natureza e da sociedade na paisagem local.
- Por meio de fotografias, ilustrações, obras de arte, esquemas e mapas simples, reconhecer em diferentes paisagens elementos e dinâmicas da natureza e da sociedade.
- Reconhecer os principais ritmos da sociedade e da natureza na formação e transformação da paisagem local.
- Identificar na paisagem elementos visíveis que apresentam a dimensão histórica de sua constituição.
- Ler e produzir textos orais e escritos a respeito da constituição das paisagens e os
elementos naturais e sociais que as constituem.
- Elaborar representações cartográficas simples, como maquetes e croquis para representar o lugar onde vive.
- Conhecer a contribuição dos diferentes povos, sociedades e culturas na formação do
espaço geográfico brasileiro.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
  • A organização do espaço escolar
  • Princípios de análise da paisagem: distinção e classificação dos seus elementos


  • A paisagem do entorno da escola
  • Os elementos naturais do entorno da escola.
  • Os elementos  transformados entorno da escola

3º bimestre
4º bimestre
  • Noções topológicas (perto, longe, ao lado, frente, atrás).
  • Noções de lateralidade (esquerda e direita).
  • Espaço vivido.
  • O espaço escolar e o trajeto casa -
escola.
  • Os pontos de referência











HISTÓRIA 1º ANO

Eixo
História Local
Competências gerais
- Compartilhar alguns tipos de textos, linguagens e referências de tempo, que expressem e registrem conteúdos históricos.
- Pensar a respeito de alguns sujeitos, fatos e tempos históricos.
- Pensar a respeito de referências de tempo – presente e passado.
- Valorizar a diversidade étnica e sociocultural e a preservação de patrimônios.
- Desenvolver noções históricas e de tempo.
- Valorizar a cooperação, o debate e a busca de soluções solidárias para questões sociais e históricas.




1º bimestre
2º bimestre
Conteúdos Sugeridos

O NOME COMO ALGO INDIVIDUAL E RESULTADO DE UMA ESCOLHA HISTÓRICO-TEMPORAL.
  •  Diferentes nomes e origens
  •  Nomes e datas de aniversário.
  •  Semelhanças e diferenças entre nomes e histórias de vida da família.

BRINCADEIRAS
  • Das crianças da classe
  • De outras crianças do tempo presente da localidade de onde moram
  • De crianças de épocas  passadas de outras localidades do Brasil

3º bimestre
4º bimestre
BRINQUEDOS DAS CRIANÇAS DA CLASSE
  • Nomes de brinquedos
  • De que são feitos
  • Quem produziu
  • Quando foram produzidos
BRINQUEDOS DE CRIANÇAS DE OUTRAS LOCALIDADES BRASILEIRA
  • Nomes de brinquedos
  • De que são feitos
  • Quem produziu
  • Quando foram produzidos
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS:
  • Das crianças da localidade  de onde moram
  • De crianças de outras localidades.


BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DA   LOCALIDADE  ONDE MORAM
  • Identificação de brincadeiras e suas características, regras e objetos utilizados
BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DE  OUTRAS LOCALIDADES DO BRASIL
  • Identificação de brincadeiras e suas características, regras e objetos utilizados

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS DE OUTRAS ÉPOCAS
  • Identificação de brincadeiras e suas características, regras e objetos utilizados
  • Preservação de brincadeiras de outras épocas








MATEMÁTICA – 1º ANO

Eixo
Números e operações Espaço e forma
Grandezas e medidas Tratamento da informação

Competências gerais
- Fazer uso da linguagem matemática esperada para essa fase escolar;
- Ler e interpretar textos de diferentes estruturas textuais: problemas, gráficos, tabelas, figuras, esquemas, representações métricas, textos instrucionais e informativos que envolvam matemática;
- Resolver situações problema de matemática e das áreas afins;
- Ter iniciativa no enfrentamento de situações problema;
- Construir, ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada, por meio de tabelas e gráficos em barras;
- Reconhecer e apreciar as formas geométricas no mundo que o rodeia;
- Fazer estimativas de medições;
- Desenvolver confiança em sua própria forma de pensar matematicamente.



Conteúdos Sugeridos
1º bimestre
2º bimestre
NOÇÕES DE GRANDEZA E POSIÇÃO
NOÇÕES DE QUANTIDADE
NÚMERO DE 1  A  9
  • Representando os números de 1 a 9
  • Comparação
  • Sequência

ADIÇÃO COM TOTAL ATÉ 9
  • As idéias da adição
SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 9
  • As idéias da subtração
O NÚMERO ZERO
  • Representando o zero
O NÚMERO 10
  • Representando o número 10
3º bimestre
4º bimestre
ORDINAIS
  • Ordinais do 1º ao 10º
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
  • Explorando a forma dos objetos
FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
  • Reconhecendo algumas formas geométricas plana
  • Simetria
  • Linhas
NÚMEROS DE 0 A 19
  • A dezena
  • Representando  os números de 1 a 19
NÚMERO ATÉ 100
  • Números de 0 a 49
  • Números de 50 a 99
  • Par e ímpar
  • O número cem

NOSSO DINHEIRO
  • Cédulas e moedas do Real
GRANDEZAS E MEDIDAS
  • Medindo o Tempo
  • Medindo comprimento
  • Medindo capacidade
  • Medindo massa
LOCALIZAÇÃO E CAMINHOS
  • Localização
  • Caminhos
A IDÉIA DE METADE
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99
  • Adição até 99
  • Subtração até 99






Nenhum comentário:

Postar um comentário